Análise: Escolhas de Sampaoli bagunçam o time, e Flamengo repete roteiro após Data Fifa

  • 14/09/2023
  • 0 Comentário(s)

Análise: Escolhas de Sampaoli bagunçam o time, e Flamengo repete roteiro após Data Fifa

Técnico erra na escalação, demora a corrigir e demonstra falta de coragem em derrota 

O time sentiu os desfalques? A expulsão pesou? A pressão da torcida atrapalhou? Os jogadores estavam com a cabeça na final da Copa do Brasil? Nenhuma desculpa cola para justificar a vergonhosa atuação do Flamengo na noite da última quarta-feira no Kleber Andrade, em Cariacica (ES). Com direito a gritos de "olé", o Rubro-Negro tomou um sacode do Athletico-PR e perdeu de 3 a 0, mas poderia ter sido de seis, sete, oito...

O desempenho pífio rubro-negro passa em sua essência pelas escolhas equivocadas de Jorge Sampaoli. O técnico simplesmente bagunçou o time ao escalar David Luiz de volante, posição que não fazia há anos, e Thiago Maia de lateral-esquerdo. Deu muito errado.

Visivelmente desconfortável, David Luiz perdeu várias bolas na saída e não sabia o que fazer quando a recebia no campo de ataque, acabava recuando. Enquanto Thiago Maia em tese era para ter mais proteção pela esquerda, para Cebolinha não precisar voltar. Mas o Athletico-PR colocou dois para atacar pelo setor e achou espaços, enquanto ofensivamente o ponta não fez valer a pena o sacrifício.

Na entrevista coletiva após a partida, Sampaoli disse que a ideia era repetir o sistema que tinha dado certo contra o Botafogo. Mas ele não levou em consideração que o meio de campo rubro-negro já havia ido mal num clássico em que o Flamengo dependeu muito das ligações diretas e contou com um Bruno Henrique inspirado. Mais uma vez faltou poder de criação. Gerson, jogando mais avançado do que Victor Hugo, foi quem mais tentou, embora sem brilho.

             Scout - Flamengo x Athlético - PR 

Posse de bola      56%              44%

Finalizações         13                 15

Chances de gol     3                    8

Passes (precisão)  538(85%)   378(77%)

Desarmes             17                  27

Faltas cometidas  12                19

Escanteios                8                  2

Impedimentos           4                  0 

Sampaoli procurou corrigir seu erro no intervalo com as entradas de Allan e Everton Ribeiro, mas o volante se lesionou com pouco tempo em campo, e o meia entrou mal. Até Gabigol ser expulso aos 20 minutos, o Flamengo só tinha criado duas chances de gol: um chute cruzado do camisa 10 defendido pelo goleiro logo no início, com só dois minutos, e a cabeçada de Léo Pereira que Madson salvou quase em cima da linha, aos 44. A terceira e última oportunidade foi um lance isolado de Pedro, que acertou lindo chute de fora da área aos 30 do segundo tempo, mas Leo Linck fez grande defesa.

Enquanto Athletico-PR teve mais cinco chances de gol além das três bolas que entraram. No primeiro tempo, Vitor Bueno recebeu uma bola de graça de Matheus Cunha, mas demorou a finalizar e foi bloqueado aos 18; três minutos depois Cuello entrou cara a cara com o goleiro e perdeu; e aos 28, Madson recebeu cruzamento e furou na hora do chute. Não perca a conta: na etapa final, Vitor Bueno apareceu livre na área e chutou por cima, aos quatro minutos; e Pablo parou em Cunha aos 29.

Faltou coragem a Sampaoli para corrigir seu erro ainda nos 45 minutos iniciais e não perder um tempo inteiro "Não jogando". E faltou ousadia de não arriscar com o time perdendo. Quando estava 1 a 0, ele foi cauteloso e preferiu trocar um volante por outro. Mas quando Allan sentiu, por que ao invés de colocar o jovem Igor Jesus, que também é de marcação, ele não recuou o Gerson e deu chance ao garoto Lorran? O técnico argentino já está com o filme queimado com a torcida e não se ajuda.

Roteiro repetido pós-Data Fifa

Qual a semelhança do Flamengo nas últimas duas Datas Fifa? Time tomou goleada e não fez nenhum gol na volta dos jogos após 11 dias de preparação. Foi assim nos 4 a 0 para o Bragantino e agora novamente, no 3 a 0 do Athletico-PR

Considerando as "semanas cheias" que o Rubro-Negro teve, o time ainda empatou com América-MG e os reservas do Inter, e ganhou só uma vez, ao superar o Botafogo. Mesmo assim, foram três gols marcados e nove sofridos. Não tem lógica, mas a equipe parece piorar justamente quando tem mais tempo para treinar.

A pequena esperança de título no Campeonato Brasileiro, surgida após a vitória sobre o líder, durou pouco. Para piorar, o Flamengo corre risco de sair do G-4 nessa rodada se o Fluminense pontuar contra o Vasco. Mas o foco rubro-negro tem que ser a final da Copa do Brasil. Com Bruno Henrique, Ayrton Lucas e Pulgar de volta, Sampaoli terá mais peças para armar o time e não cometer os mesmos erros no jogo do ano para o clube no domingo, às 16h (de Brasília), contra o São Paulo no Maracanã.

Fonte: GE/Por Thiago Lima - Rio de janeiro 


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes